Farc acreditam no povo colombiano para alcançar a paz 

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) asseguraram que depositam sua confiança nos colombianos para conseguir a paz.

Iván Márquez

“Estamos trabalhando duro […] com uma imensa fé na capacidade do povo colombiano para alcançar a paz, que desejamos todos”, disse o chefe da equipe da guerrilha, na mesa dos diálogos de paz, Iván Márquez. 

Leia também:
Farc conclamam governo a cessar hostilidades

Pelo 3º dia consecutivo, os representantes do gabinete de Juan Manuel Santos chegaram na sede dos diálogos sem oferecer comentários para dezenas de jornalistas .

Até o momento, a discrição marcou o trabalho das partes na mesa, que segue uma agenda de cinco pontos a serem debatidos, que inclui o desenvolvimento agrário integral, a participação política, o fim do conflito armado, o problema do narcotráfico e o atendimento das vítimas.

O líder da delegação do governo colombiano nos diálogos, Humberto de la Calle considerou fundamental manter a discrição durante o processo. “Temos experiências nacionais e internacionais e combinamos com as Farc protocolos para brindar uma informação responsável”, apontou.  As delegações do Governo e das Farc expressaram otimismo nos diálogos de paz e também compromisso de conseguir este objetivo. 

Perfil falso no Twitter

As Farc denunciaram, nesta quarta-feira (21), a usurpação da identidade da guerrilheira holandesa, Tanja Nijmeijer, conhecida como Alexandra Nariño, na rede social Twitter.

Em comunicado a delegação de paz da guerrilha deixou claro que Alexandra não participa de nenhuma rede social. “ Denunciamos para a opinião pública que no Twitter estão usando a identidade de uma de nossas delegadas, trata-se de Alexandra Nariño, también conocida como Tanja Nijmeijer”, aponta o texto.

A guerrilheira faz parte das 30 pessoas que integram a equipe das Farc. Desde a ultima segunda-feira (19), estão ocorrendo em Cuba os diálogos de paz entre a guerrilha e o governo colombiano que tentará acabar com o conflito armado que já dura há mais de 50 anos na Colômbia.

Veja o especial do Vermelho sobre os Diálogos de Paz aqui

Fonte: Prensa Latina