Turismo com a marca da ousadia, por Abgail Pereira*

Sair do lugar-comum exige objetivos definidos, planejamento e ousadia. E no turismo essa é uma condição que se impõe. Com a aprovação do Plano Diretor do Turismo para o Rio Grande do Sul e o lançamento do Plano de Desenvolvimento do Turismo, a Setur deu um importante passo para a concretização desse conceito de gestão.

Abgail Pereira

Igualmente, o plano de marketing que ora apresentamos ao conjunto da sociedade gaúcha contempla a ousadia necessária para superar o importante desafio de posicionar o produto turístico do Estado no mercado nacional e internacional. Sua elaboração foi fundamentada pelo diagnóstico da situação do turismo no RS, a partir de análise dos produtos turísticos atuais e de pesquisa com seus usuários e operadores de serviços turísticos. Tais estudos serviram de base para a seleção dos produtos em condições estruturais de serem promovidos para posicionar o Rio Grande do Sul como um destino turístico completo.

A seleção dos produtos atendeu a critérios como estágio de desenvolvimento, estrutura, força de atração turística, fluxo de visitantes e possibilidade de crescimento. Para o desenvolvimento do destino turístico, o planejamento das ações de marketing foi elaborado com ênfase nos mercados nacional e internacional, com destaque para os países da América do Sul, visando à consolidação e ampliação dos potenciais emissores, para atingir as metas traçadas no plano de desenvolvimento.

O plano de marketing atém-se, também, à construção da marca para o turismo do Rio Grande. Essa é uma tarefa complexa, pois convivemos com a tradição e a modernidade, com símbolos seculares de uma rica cultura que se expressa na arquitetura, na música, na vestimenta e na gastronomia. São vários elementos que nos identificam, os quais foram detalhados, analisados e selecionados para compor a marca do Rio Grande do Sul para ganhar a visibilidade necessária ao nosso destino turístico. Sabemos que aquilo que está fora da vista está fora da mente, portanto, o êxito desse destino está na sintonia da conjunção da vontade com o interesse do público-alvo.

O plano é, sobretudo, uma ferramenta de gestão para transformar as oportunidades que se apresentam em resultados expressivos, traçando as estratégias para captação de novos turistas e negócios, dialogando com a realidade atual e com as perspectivas futuras.

Queremos continuar com a ousadia porquanto nosso principal objetivo continua sendo o desenvolvimento do turismo como forma de potencializar a economia gaúcha para gerar, cada vez mais, inclusão social e qualidade de vida.

* Abgail Preira, Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul
Artigo publicado originalmente em Zero Hora, 23/11/2012