Chile: Senado aprova lei contra pescadores artesanais

O Senado do Chile aprovou, na madrugada desta quinta-feira (29), após intensos debates, o projeto que modifica a Lei da Pesca, com 24 votos a favor e quatro abstenções.

Pescadores

A medida desagrada os pescadores do país que, na última quarta-feira (14) protestaram diante do palácio La Moneda (sede do governo). Os trabalhadores deste setor consideram que a norma acabará com a atividade artesanal.

Uma das características que os pescadores questionam é que a norma entrega a perpetuidade da autorização de pesca no mar chileno para sete grandes empresas, feito considerado ilegal pelos povos pesqueiros e originários, por não terem sido consultados.

Pescadores artesanais e organizações cidadãs, algumas delas indígenas, alegam que entregar essa fonte de alimentação para sete empresas e com possibilidades de ser herdada, se traduz no domínio do setor perpetuamente.

A votação teve início no dia 20 de novembro, mas por causa das mobilizações e da decisão de alguns senadores de debater cada um dos artigos da normativa, a análise se estendeu por mais de dez seções.

Da Redação do Vermelho