Encontro internacional pela paz começa na Colômbia 

Um encontro internacional pela solução política e a paz com justiça social na Colômbia inicia-se nesta terça-feira (4), em Bogotá, com a participação de delegados da Europa e da América Latina. Organizadores do evento informaram que na reunião serão expostas experiências e iniciativas na busca pelo fim do conflito armado que impera naquele país há mais de 50 anos.

Segundo as fontes, o objetivo principal do encontro é construir um espaço plural e diverso da participação pública e coletiva, que permita dialogar e articular experiências nacionais e internacionais. 


Leia também:

Farc avaliam que são necessárias garantias políticas para a paz

Também analisar processos de solução política dos conflitos armados com a perspectiva do aprendizado e para gerar agendas e estratégias integradas na Rota Social Comum para a Paz, com justiça social.

Nos momentos em que a Colômbia está imersa no processo de diálogo entre o governo e as Farc e vislumbra-se um possível diálogo com o Exercito de Liberação Nacional (ELN), sinalizam,  é indispensável que homens e mulheres de vastos setores populares e democráticos se integrem em um grande movimento social e político, de ação direta, decisiva.

O encontro, que ocorrerá até a próxima quinta-feira (6) na Universidade Nacional de Bogotá, incluirá várias mesas de trabalho, para intercambiar experiências de participação e valorização nos processos de diálogo como os que ocorreram em El Salvador, Guatemala, País Basco e Irlanda.

Permitirá somar as iniciativas e propostas dos jovens, mulheres, camponeses, lideres indígenas e regionais, grupos marginalizados como os afrodescendentes e os despejados pelo conflito, instituições eclesiásticas, meios alternativos e setores da cultura e da arte em geral.

A ele se somarão as experiências de organizações e governos que têm sido observadores e acompanhantes de outros processos de solução política de conflitos armados e se analisarão, de uma perspectiva histórica, os diálogos anteriores.

O encontro terminará com uma declaração final e incorporará ações populares como uma marcha que terá como lema “A paz é um assunto seu, meu, nosso”.  As Farc e o governo colombiano reconheceram o avanço do diálogo e reiteraram sua vontade de conseguir o Acordo Geral para o fim do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura. 

Entre os convidados confirmados até agora estão Paul Rios Garaizar, coordenador geral de Lokari, rede cidadã pela paz e a normalização no País Basco; Miguel Saín Varela, fundador da Frente Farabundo Martí, de El Salvador, a ativista argentina de direitos humanos Mirta Acuña Bonavalle e o missionário jesuíta Enrique Corral, da Guatemala.

Veja o especial do Vermelho sobre os Diálogos de Paz aqui

Com Prensa Latina