Farc pedem reconhecimento internacional de acordo de paz 

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) entregaram para diretores do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR, sigla em espanhol) a solicitação que o acordo geral para acabar com o conflito seja reconhecido como um acordo especial por organismos internacionais.

Jesus Santrich - Farc - AP

Desta forma, o acordo alcançado com governo colombiano através do qual se busca conseguir alcançar a paz no país, adere a definição e o direito que outorgam as Convenções de Genebra e o Direito Internacional Humanitário em geral, segundo comunicado. 

O texto da guerrilha, denominado “Acordo Especial pela Paz”, refere que a Colômbia necessita de um Tratado de Regularização da Guerra que se adeque as especificidades de um confronto onde impera o terrorismo de Estado.

A Delegação de Paz das Farc-EP que participa em Havana nas conversas com o governo colombiano assinala que entregou também o documento onde solicita aos governos de Equador, Colômbia e ao CICR, realizar os trâmites para a repatriação dos restos dos combatentes das Farc mortos naquele país em março de 2008.

Durante as conversas realizadas no Palácio das Convenções, a guerrilha solicitou, com caráter urgente, a intervenção humanitária que possibilite a atenção médica dos combatentes guerrilheiros que estão nos presídios do regime.

" A situação de superlotação que em alguns centros de reclusão atingem 400%, somou-se ao desastre do sistema de saúde, gerando uma situação sanitária grave, na medida em que a maioria das penitenciárias não contam com assistência médica", cita o texto.

O CICR e as Farc coincidiram em valorizar como necessário o desenvolvimento de medidas que garantam a proteção da população não combatente.

Com Prensa Latina