Câmara agenda audiência contra demissões na Vulcabrás

A Comissão do Trabalho da Câmara Federal aprovou na manhã desta quarta-feira (05/12), a realização de uma audiência pública, solicitada pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA), para tratar do fechamento de 11 das 12 unidades da Vulcabrás Azaléia no parque industrial de Itapetinga, a Bahia. O encontro acontecerá no dia 19 de dezembro, às 14h30, no Plenário 12.

Serão convocados para a audiência, representantes dos Ministérios do Trabalho, da Indústria e Comércio, e da Fazenda, Secretarias de Indústria e Comércio e de Trabalho, ambas do estado da Bahia, representante da Vulcabras Azaleia, do Sindicato dos Trabalhadores de Calçados da Região de Itapetinga, prefeitos das cidades atingidas pela decisão e representantes do Fórum de Entidades Não Governamentais de Itapetinga.

Daniel foi primeiro parlamentar a tratar do assunto no Congresso. Assim que confirmou a informação, ele fez um pronunciamento na tribuna da Câmara e criou uma agenda de audiências no sentido de buscar soluções para evitar as demissões e o impacto negativo que elas provocarão na economia dos pequenos municípios da região. A notícia chamou atenção da imprensa nacional e mobilizou políticos na Bahia e em Brasília.

O fechamento das unidades fabris na região de Itapetinga provocará um impacto devastador na economia de pelo menos 9 municípios atingidos diretamente: Caatiba, Itambé, Macarani, Itororó, Iguaí, Potiraguá, Ibicuí, Itaranti e Firmino Alves. Cerca de 4 mil postos formais de trabalho serão extintos, o que representa quase 12% dos postos de trabalho gerados pela indústria calçadista na Bahia.

Fonte: Ascom Daniel Almeida