Daniel cobra retomada da exploração na Bacia de Tucano (BA) 

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) solicitou à ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, agilidade na liberação dos contratos de exploração dos blocos terrestres arrematados na 8ª Rodada de Licitações da ANP (Agência Nacional do Petróleo), situados na região de Tucano, no semiárido baiano. O encontro ocorreu na tarde de ontem (04/12), no Palácio do Planalto, em Brasília

Durante a reunião, o deputado expressou a importância da atividade para retomada do desenvolvimento econômico da região. Para Daniel, a iniciativa provocará ainda um efeito positivo, em relação à seca, que fortemente atingiu a Bahia este ano. “Esta é uma das regiões mais atingidas pelo período de estiagem. A retomada da extração petrolífera proporcionará a criação de novos postos de trabalho e, consequentemente, minimizará os efeitos da seca”, defendeu.

A suspensão da licitação por parte do governo federal ocorreu após descoberta do Pré-Sal. “Entendemos que a suspensão na época foi necessária em função das definições do Marco Regulatório na nova província petrolífera. Feito isso, já é hora de retomar a atividade exploratória das bacias terrestres, especialmente nesta sofrida região”, justificou o parlamentar.

Segundo o deputado, a ministra Ideli Salvatti foi muito sensível à solicitação e vai intermediar uma audiência com a presidenta Dilma para tratar do assunto. A ministra também marcará uma audiência com o Ministério de Minas e Energia. As audiências foram pedidas em agosto passado, pelas bancadas do Nordeste e da Bahia.

A liberação da atividade de exploração das bacias terrestres impactará na economia de pelo menos 28 municípios, entre eles Tucano, Euclides da Cunha, Ribeira do Pombal e Cícero Dantas.

Fonte: Ascom Daniel Almeida