Germano lança livro com história do Movimento de Cultura Popular
Fundador e primeiro presidente do Movimento de Cultura Popular ( MCP), o ex-prefeito de Olinda, Germano Coelho, lança no Museu do Estado de Pernambuco, nesta quinta-feira (6), às 19h, o livro MCP – História do Movimento de Cultura Popular.
Publicado 06/12/2012 10:58 | Editado 04/03/2020 16:56
Germano (centro) durante solenidade em que recebeu o título de homenageado do carnaval de Olinda de 2012. Foto: PMO
Na obra, Germano faz um resgate do movimento que tomou conta das ruas do Recife na década de 1960 e é considerado até hoje um marco, pela maneira como abordou a educação, incorporando diversas formas de arte e levando informação para toda a população, principalmente àqueles que estavam à margem do poder público da época.
O livro traz os detalhes de como foi a reunião com o então prefeito do Recife, Miguel Arraes, que definiu o modelo de atuação da atividade, que recebeu influências do modelo francês chamado Peuple et Culture (Povo e Cultura).
Pelo significado histórico do registro, o livro recebeu prefácios importantes como o do governador de Pernambuco, Eduardo Campos; da viúva de Miguel Arraes, Magdalena Arraes; da viúva do educador Paulo Freire, Ana Maria Freire; e do fundador do Teatro de Cultura Popular do MCP, o ator Nelson Xavier.
O livro traz ainda diversos documentos como a cartilha de leitura para adultos, das educadoras Josina Godoy e Norma Porto Carreiro, além da reprodução da exposição "Meninos do Recife", do escultor Abelardo da Hora, e vários outros importantes anexos.
Hoje Germano Coelho é superintendente do Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE).
Fonte: Blog de Jamildo