Israel ultrapassou linha vermelha, afirma presidente palestino

"A decisão israelense de construir assentamentos na área E-1 é uma transgressão de uma linha vermelha que não pode ficar sem resposta", disse o presidente palestino, Mahmoud Abbas, em declarações divulgadas nesta quinta (6).

"Se o projeto for colocado em vigor, vamos usar os meios legais para detê-lo e termos algo a dizer e fazer em relação a essas decisões perigosas", afirmou o presidente à agência de notícias Maan.

Ele considerou que as manobras israelenses "devem ser revertidas porque a lei internacional proíbe um Estado ocupante de fazer quaisquer atividades (deste tipo) em terras de um estado sob ocupação."

Na semana passada, a Autoridade Nacional Palestina (ANP), ganhou apoio esmagador à petição para elevar o seu estatuto de entidade observadora à de Estado Não Membro, o que implica a possibilidade de acesso aos órgãos competentes das Nações Unidas, incluindo o Tribunal Penal Internacional .

Os assentamentos planejados, compreendendo cerca de três mil casas, isolam a Cisjordânia de Jerusalém Oriental, a parte da cidade ocupada e anexada por Israel, na qual a ANP propõe-se estabelecer a capital do Estado palestino independente.

Fonte: Prensa Latina