PCdoB homenageia Oscar Niemeyer

O Brasil está de luto. Perdeu um de seus mais ilustres brasileiros, o arquiteto Oscar Niemeyer, que faleceu aos 104 anos nesta quarta-feira (6). "Fui sempre um revoltado. Da família católica eu esquecera os velhos preconceitos, e o mundo parecia-me injusto, inaceitável. Entrei para o partido comunista, abraçado pelo pensamento de Marx que sigo até hoje", disse o incansável comunista em uma entrevista em 2006. O PCdoB homenageia este que foi um exemplo para todos os lutadores do Brasil.

O vídeo acima foi gravado em 2010 por ocasião dos 88 anos do PCdoB. Esta não foi a primeira aparição de Niemeyer nos programas partidários do partido. Na inserção abaixo, o partido chegou a recriar a construção de Brasília em um diálogo entre um trabalhador e Niemeyer:

Entre as suas grandes entrevistas, esteve a concedida para o Roda Viva, em 1997. Em 2007, o arquiteto ganhou o documentário A Vida é Um Sopro, com direção e roteiro de Fabio Maciel.

O enterro de Oscar Niemeyer ocorre na sexta-feira (7), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro. O horário ainda não foi definido. O velório ocorre na tarde desta quinta (6), no Palácio do Planalto, em Brasília.

Fonte: Da redação

Leia mais:
Oscar Niemeyer morre aos 104 anos
Fidel rende homenagem e compara Niemeyer a Michelangelo
Dilma: "O Brasil perdeu um dos seus gênios"
Senadores lamentam morte de Niemeyer
Traços de Niemeyer inspiraram músicas de Chico Buarque
Niemeyer: o MST se orgulha de ter sido seu amigo e companheiro
Leitores e colaboradores prestam homenagens a Niemeyer