Premiê sírio examina relações com embaixador iraniano

O primeiro-ministro sírio, Wael al-Halaki, discutiu nesta quarta (5) com o embaixador do Irã, Muhamad Riza Sheibani, o estado das relações bilaterais, classificadas como estratégicas.

A reunião vai analisar os últimos acontecimentos políticos e os desafios que Damasco e Teerã enfrentam devido a suas posições nacionais.

Também serão discutidas formas de facilitar os trâmites burocráticos binacionais, a fim de expandir os canais de cooperação em todos os campos.

O primeiro-ministro disse a Sheibani que depois de ter frustrado as intenções de promover uma intervenção militar, agora os inimigos da nação estão apostando no colapso da economia nacional.

No entanto, a economia está se recuperando, em paralelo com o retorno de segurança e estabilidade para as áreas utilizadas pelos grupos armados para efetuar ataques contra a população civil, argumentou.

O chefe do governo elogiou o papel do povo e a liderança do Irã em reforçar a resistência do povo sírio. Por sua parte, o embaixador iraniano em Damasco reiterou o apoio do Governo e do povo da nação persa à Síria e expressou sua crença na capacidade de ambos os países de enfrentarem esses desafios e de torpedearem os planos sionistas e norte-americanos contra a região.

Sheibani elogiou o Encontro do Diálogo Nacional, realizada recentemente em Teerã, que ele descreveu como exitoso, já que todos os participantes apelaram para a preservação da unidade e a reconciliação nacional, enquanto rejeitaram a interferência estrangeira nos assuntos internos do país sírio, disse.

Fonte: Prensa Latina