Senadores lamentam morte de Niemeyer

Vários senadores lamentaram por meio de notas e mensagens nas redes sociais a morte do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer (1907-2012), considerado um dos nomes mais influentes na arquitetura moderna internacional. Os parlamentares destacaram o caráter universal de sua obra, seu engajamento político e seu caráter humano.

O primeiro a se manifestar foi o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Em nota de pesar divulgada ainda na noite desta quarta-feira (5), logo após o anúncio do falecimento, Sarney afirmou que Niemeyer marca um tempo na história do Brasil e foi o maior artista brasileiro.


Leia também:

Marco Maia divulga nota em que lamenta morte de Oscar Niemeyer

“Oscar foi o maior artista brasileiro, um personagem extraordinário, uma pessoa humana excepcional”, disse o presidente do Senado.

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), disse que Niemeyer é um exemplo de homem e inspiração: “É com grande pesar que registramos a perda de um brasileiro dos que mais admiramos, Oscar Niemeyer, um homem que realizava, através da arquitetura, sonhos que muitos consideravam impossíveis. Verdadeiro exemplo e inspiração para mim”.

O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (PT-BA), resumiu seu pesar com a morte do arquiteto: “a morte o corpo leva, mas os 'traços' vão permanecer eternamente”.

Inácio Arruda (PCdoB-CE) lembrou a militância política do arquiteto: “arquiteto, culto, popular, louco pelo Brasil e seu povo. Todas as honras a Oscar Niemeyer”.

Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM): “Na arquitetura, na política, em todas as suas posições, Oscar Niemeyer transbordava intensidade”.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) destacou que Niemeyer era um “incansável lutador pela igualdade entre os homens”.

Romero Jucá (PMDB-RR) afirmou que “a nação está de luto”.

Para Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), “o Brasil perde um dos seus gênios”.

Cyro Miranda (PSDB-GO) disse: “ Morre o mago da Arquitetura, mas seu espírito fica em todas as suas obras”.

Eunício Oliveira (PMDB-CE) também lamentou a morte de Niemeyer: “homem à frente de seu tempo que com seus traços mudou o Brasil”.

Outras manifestações

Paulo Paim (PT-RS): “Oscar Niemeyer, teus ensinamentos, teus ângulos, as curvas que encontrastes na montanha, teu universo… Tua vida em nossas vidas”;

Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR): “Minha homenagem a um dos maiores brasileiros dos séculos 20 e 21:Oscar Niemeyer”;

Lúcia Vânia (PSDB-GO): “Meus sentimentos à família de Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos dos séculos 20 e 21, idealizador de obras fantásticas Brasil afora”.

Vital do Rêgo (PMDB-PB): “Perde o maior de todos os arquitetos, que inspirou um novo conceito mundial de curvas e traços, partindo de Brasília para o mundo”;

Ricardo Ferraço (PMDB-ES): “Ah, Niemeyer certamente irá encher o céu de curvas. Seu talento está eternizado. Fica o nosso muito obrigado”;

Roberto Requião (PMDB-PR): “Morreu Niemeyer, morremos um pouco todos nós”.

Os brasilienses

Gim Argello (PTB-DF), senador pelo Distrito Federal, região que abriga grande parte das obras de Niemeyer, como o Palácio do Congresso Nacional, além das sedes do Executivo e do Judiciário, destacou “o privilégio de trabalhar diariamente em uma de suas mais notórias criações. Oscar Niemeyer é o nosso maior monumento e estará sempre vivo no cotidiano dos brasilienses", disse o parlamentar.

Pela rede social Twitter, o brasiliense Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) também destacou o legado deixado por Niemeyer e a necessidade de preservar sua obra: “Ando em Brasília, na Esplanada, tudo lembra Niemeyer. O mestre vai, a obra fica. Aumenta nossa responsabilidade em preservá-la”.

Também senador pelo Distrito Federal, Cristovam Buarque (PDT-DF) destacou a universalidade da obra do arquiteto: “Morreu o mais universal na geografia e mais perene na história de todos os brasileiros”.

Fonte: Agência Senado