Coreia Popular: Satélite é novo passo rumo a um Estado próspero
O porta-voz do Comitê de Tecnologias Espaciais da Coreia Popular (CTEC) divulgou em 1º de dezembro um comunicado, no qual destaca o lançamento do satélite programado para breve pelo país asiático.
Publicado 07/12/2012 16:58
"Acatando plenamente o legado do dirigente Kim Jong Il, a República Popular Democrática da Coreia lançará um satélite artificial de uso prático fabricado com as forças e as tecnologias próprias", diz o Comitê no início do comunicado, divulgado pela Agência de Notícias Central da Coreia Popular, a KCNA.
Após analisar os erros observados no lançamento de abril passado, nossos cientistas e técnicos concluiram os preparativos de um novo lançamente ao aprofundar os trabalhos para melhorar a confiabilidade e a precisão do satélite artificial e do seu foguete portador.
Da mesma maneira que a unidade anterior, a Unidade Dois do satélite "Kwangmyongsong-3" é um artefato de observação da terra, que circulará o planeta girando pela orbita polar e será lançado a bordo do foguete portador Unha-3, entre os dias 10 e 22 de dezembro, até o sul, a partir do Campo de Lançamento de Satélites Sohae, no distrito de Cholsan da província de Phyong-an do Norte.
Sua órbita de navegação foi determinada com segurança, de modo que os restos do foguete portador, que serão gerados no processo de lançamento, não afetem os países vizinhos.
Durante o lançamento de abril deste ano, a RPDC assegurou ao máximo a transparência da decolagem de seu aparato técnico e científico, com fins pacíficos, e fomentou a confiança internacional no estudo e no trabalho das ciências espaciais.
Em relação ao iminente lançamento, ela observará plenamente as normas e costumes internacionais correspondentes.
O lançamento atual estimulará muito o nosso povo, que acelera o trabalho para a construção de um Estado próspero, e marcará um importante passo para situar em um novo patamar as tecnologias nacionais para o uso do cosmos com fins pacíficos.
Com informações da Embaixada da RPDC no Brasil