Eleições 2012 foram as mais rápidas desde 1996

As Eleições 2012, que aconteceram em outubro, foram as mais rápidas, desde a adoção do sistema eletrônico de votação, em 1996, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O pleito foi também o mais barato de todos e a Bahia está entre os estados com menor despesa.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), a Bahia gastou R$ 25 milhões nas eleições, valor abaixo da média nacional. Além disso, 83,9% das zonas eleitorais do Estado concluíram a totalização dos votos mais rápido do que no primeiro turno das Eleições de 2010.

O TRE-BA acredita que a maior rapidez se deu pela melhoria na logística de recolhimentos dos materiais por cada zona, a substituição dos antigos disquetes e a renovação de parte das urnas eletrônicas, esse ano.

Aperfeiçoamento

Nos últimos dias 28, 29 e 30 de novembro, representantes do tribunal baiano e de outros estados do país participaram da Reunião Geral de Avaliação das Eleições 2012, que aconteceu em Brasília. No encontro, foi discutida, além da melhoria no pleito de 2012, a necessidade de aperfeiçoamento da organização eleitoral para 2014.

Uma das novidades discutidas para o próximo pleito é a apresentação da lista de candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa no sistema de registro de candidaturas, que é disponível aos eleitores para consulta.

De Salvador,
Erikson Walla