PCdoB da capital faz balanço das eleições

Reunida no último sábado (8), na sede nacional do Partido Comunista do Brasil, a direção municipal fez um balanço da participação da legenda no último processo eleitoral.

Reunião do Pleno Capital - Balanço Eleições - Railídia Carvalho

Para os comunistas paulistanos, “a eleição de Fernando Haddad e Nádia Campeão para a prefeitura da cidade é uma vitória importante para os setores populares e progressistas não só no âmbito municipal, visto que, a vitória em São Paulo fortalece as forças progressistas na disputa estadual e nacional no próximo pleito de 2014”,versou o documento apresentando pelo presidente municipal Wander Geraldo.

Wander destacou o papel da vice-prefeita, Nádia Campeão, que“poderá contribuir muito nos rumos da cidade, na gestão pública do governo, na visibilidade e no fortalecimento político do partido na cidade”.

Além da constatação positiva sobre vitória de Haddad, a avaliação do comitê municipal da disputa proporcional é que o desempenho eleitoral para a disputa à Câmara Municipal de São Paulo foi aquém do esperado. O partido optou por disputar com chapa própria, com mais de 80 candidatos.

Com a reeleição apenas do vereador Netinho de Paula, o foco da chapa própria para os vereadores, visava ampliar o protagonismo político dos comunistas na cidade.

Apesar da derrota na eleição de vereadores, o secretário de organização do partido no município, Vandré Fernandes, afirmou que é preciso aprender com esse processo da montagem da chapa.

“Ter uma chapa própria com lideranças locais foi um processo positivo, porque pensar a questão eleitoral não é uma pauta distante da estruturação partidária”, apresentou Vandré.

Balanço articulado com a conjuntura

O balanço municipal foi contextualizado a partir do resultado eleitoral no estado de São Paulo, apresentado pelo secretário estadual de organização, Marcelo Cardia.

Para Cardia, a base do Governo Dilma saiu vitoriosa das eleições municipais. “O governo de Geraldo Alckmin está sob pressão e na defensiva. No PSDB, aumenta a crise de direção; enquanto no DEM e PPS, alguns dirigentes já buscam alternativas de fusão com outras siglas partidárias”.

“O resultado do desempenho do partido no estado permite avaliar como o maior êxito eleitoral em eleições municipais, onde foram eleitos quatro prefeitos – Apiaí, Monte Alegre do Sul, Mirassolândia e Jundiaí -resultado que nos coloca no seleto grupo das cidades com mais de 200 mil eleitores”, defendeu o secretário estadual de organização.

Em todo estado, o PCdoB dobrou o número de vereadores alcançado em 2008, ao eleger 69 vereadores, com mais de 550 mil votos, o que significa um crescimento de 38%.

Perspectivas

Além do papel destacado da vice-prefeita, Nádia Campeão, nos próximos anos, o PCdoB assumirá a futura Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, com Netinho de Paula. Consequentemente, Orlando Silva, suplente na chapa comunista, assumirá a cadeira de Netinho no legislativo, no dia dois de janeiro.

Sobre a organização partidária, a meta é enraizar ainda mais o partido na cidade; fortalecer os comitês distritais e coletivos, e privilegiar a atuação no seio das mulheres, juventude e trabalhadores.

O debate a respeito da estruturação partidária persistirá no próximo período, momento que será realizado o 13º Congresso do Partido Comunista do Brasil.

O documento final sobre o balanço das eleições 2012 está em fase de sistematização das emendas recebidas e será divulgado nos próximos dias.

De São Paulo, Ana Flávia Marx