Audiência pública discute trânsito e transportes em Taguatinga

A criação de um corredor exclusivo para ônibus na faixa central da Comercial Sul e Norte e a transformação da Comercial e da Samdu em vias de mão única, são as propostas para melhorar o trânsito de Taguatinga que foram discutidas em audiência pública nesta segunda-feira.

A criação do corredor exclusivo para ônibus já está na Secretaria de Obras. A proposta prevê que o trânsito permanecerá com mão dupla na Comercial.

A outra proposta, em fase de elaboração pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) em parceria com a Administração Regional de Taguatinga, seria criar um anel viário entre as avenidas Comercial e Samdu, com mão única. A proposta traz a possibilidade da criação de 3 mil novas vagas, atendendo uma antiga reinvidicação dos comerciantes locais.

"Estamos pensando em um trânsito para Taguatinga com soluções para o futuro. Pelo projeto que prevê a mudança das vias para mão única será possível, por exemplo, criar, pelo menos, 3 mil novas vagas de estacionamento, que é a grande reclamação por parte dos consumidores e comerciantes que usam diariamente as Comerciais e a Samdu", ressaltou o administrador de Taguatinga, Carlos Jales.

Na reunião, marcada para 19h no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Taguatinga (AcitI/Facita), estiveram presentes representantes de organizações da sociedade civil para discutir com representantes da Administração Regional de Taguatinga, Detran-DF, Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Secretaria de Obras, Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), 2º Batalhão da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.