Cascavel: Instituto Beija Flor inaugura Museu Vivo do Barro

Com objetivo de estimular e valorizar o artesanato local, o Instituto Beija Flor inaugura, nesta quarta-feira, dia 19 de dezembro, às 10h, o Museu Vivo do Barro, no distrito de Moita Redonda, em Cascavel, município localizado no interior do Ceará. O incentivo para a formação do aparato cultural veio a partir da iniciativa do Instituto Brasileiro de Museu (IBRAM/MINC), com o Programa Ponto de Memória, na qual a Entidade foi beneficiada neste ano.

Os organizadores do evento pretendem, no decorrer da programação, promover um momento de proximidade dos visitantes com a cultura artesanal do barro, criando assim um percurso denominado como Rota do Caminho do Barro, um roteiro turístico, diferenciado, com vivência terapêutica, possibilitando desde o contato com o material do barro até práticas de modelagem de peças. Além disso, os visitantes terão acesso aos 48 Ateliês e também às Mestras e Mestres da Arte da Cerâmica da Moita Redonda.

O Museu Vivo do Barro também desenvolverá atividades de emprego e renda com os jovens que serão capacitados para acompanhar visitas, resgatando a memória e apresentando o artesanato local aos turistas. No entanto, o Museu pretende receber grupos de visitantes a partir de um pré-agendamento com os coordenadores do Ponto de Memória.

Programa Ponto de Memória

Instituído na gestão do presidente Lula, o Programa Ponto de Memória é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MINC), em conjunto com outros Programas como o PRONASCI e o Mais Cultura e com apoio da Organização dos Estados Ibero- Americanos (OEA).

A contemplação do Programa é feita com base nos critérios determinados no edital, que diz respeito ao trabalho realizado pelas comunidades, que devem ter como intuito reconstituir a memória, a partir das características próprias locais e incentivar a apropriação do acervo memorial, como forma de transformação social.

Instituto Beija Flor

Fundado em maio de 1988, o Instituto Beija Flor nasceu com a perspectiva de promover iniciativas de valorização dos laços culturais locais, principalmente, com o fortalecimento da qualidade de vida dos artesãos locais, que há muito tempo realizam arte com o barro.

O Instituto já realizou parcerias com o Ministério da Cultura, como o projeto Lampião da Arte e da Cultura, cujas atividades são desenvolvidas na rede pública escolar, com a transmissão do conhecimento sobre as práticas da arte ancestral, do Sistema do Artesanato de Cascavel. O Projeto é ministrado pelos artesãos, tendo como foco a arte do Barro da Moita Redonda.

O Instituto Beija Flor reuniu neste Projeto mais de 100 jovens, que foram acompanhados por educadores e artesãos. E agora com o Ponto de Memória do Museu Vivo do Barro, os beneficiários do Projeto poderão repassar o aprendizado e contribuir com o fortalecimento da cultura local, sendo mais uma ferramenta turística difundida e que elevará a qualidade de vida da comunidade Moita Redonda, em Cascavel, e ao mesmo tempo preservará a história.

Serviço

Inauguração do Museu Vivo do Barro

Data: 19 de dezembro (quarta-feira)
Hora: 10h
Local: Distrito de Moita Redonda- Cascavel- Ceará
Informações: [email protected]
Presidente do Instituto Beija Flor: José Roberto Bezerra Mariano 9999-4552
Evento gratuito


Fonte: Assessoria do Instituto Beija Flor