China promove intercâmbio internacional sobre os diretos humanos

Foi aberto nesta quarta-feira (12) o quinto Fórum de Pequim sobre os Direitos Humanos, inspirado no tema "Ciência e Tecnologia, Meio-Ambiente e Direitos Humanos". O evento conta com a participação de cerca de 120 especialistas, funcionários e representantes de organizações internacionais.

Criado em 2008, o fórum vem se tornando uma das plataformas da China mais influentes na discussão do preservar e promover os direitos humanos, tendo como objetivo alcançar o entendimento da comunidade internacional sobre os direitos humanos na China e melhorar o intercâmbio entre o gigante asiático e o resto do mundo nesta área.

Ao lembrar os intercâmbios na área dos direitos humanos entre a China e o resto do mundo, o diretor do Fundo de Desenvolvimento dos Direitos Humanos da China, Huang Mengfu, disse que esta década é excepcionalmente importante para o avanço dos direitos humanos:

"Na última década, a China realizou muitos intercâmbios estreitos com a comunidade internacional sobre os direitos humanos, tendo alcançado um nível de cooperação mais estreito e profundo. Esta década é de grande importância, tanto para a China como para o mundo, e todos os povos conhecem muitos eventos históricos nesse período especial.".

Segundo apontou Huang Mengfu, desde 1991, a China publicou nove livros brancos sobre a proteção dos direitos humanos pelo Estado e promulgou a proteção dos direitos humanos na Constituição, em 2003. Ele mencionou que com o aumento da capacidade nacional, a China formou um sistema de seguro social e saúde que cobre mais população, além de realizar a educação obrigatória e tentar resolver a situação de desemprego, habitação e saúde para o povo chinês.

Quanto ao tema do fórum, "Ciência e Tecnologia, Meio-Ambiente e Direitos Humanos", o diretor do Gabinete de Imprensa do Conselho de Estado da China, Wang Chen, disse que a escolha reflete o entendimento da comunidade internacional sobre as relações entre o desenvolvimento e direitos humanos.

"O objetivo fundamental da ciência e tecnologia é promover o desenvolvimento livre da humanidade. Na história da civilização, existe uma interdependência entre o desenvolvimento científico e tecnológico e a libertação do pensamento humano."

Wang Chen afirmou que a evolução científica promove os direitos humanos e por outro lado, o dano ambiental, causado pelo crescimento econômico, irá prejudicar os direitos relativos ao bem-estar, saúde e bens da humanidade. Ele apelou à comunidade internacional para adotar medidas no sentido de utilizar a ciência e tecnologia e promover o crescimento econômico, evitando a poluição ambiental.

Máriton Benedito de Holando, deputado federal do Brasil e membro da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, é o único representante da América Latina a participar do Fórum de Pequim. Segundo ele, o tema do fórum explica bem as questões comuns enfrentadas por todo o mundo, inclusive China e Brasil.

Fonte: Rádio Internacional da China