Operação de Chávez foi um êxito, diz vice-presidente

O presidente Hugo Chávez foi operado com êxito nesta terça-feira (11), em Havana, Cuba, informa a Agência Venezuelana de Notícias.

"A fase pós-operatória vai durar vários dias e iremos informando diariamente, de acordo com a evolução de nosso presidente", indicou o vice-presidente da República, Nicolás Maduro, em rede nacional de rádio e televisão.

O representante do Executivo Nacional agradeceu "o maior amor que as pessoas de bem desta terra venezuelana dedicaram com sua oração, para que esta operação terminasse corretamente e com êxito".

Maduro indicou também que os médicos informaram a tempo os resultados do procedimento cirúrgico, que durou seis horas, aos familiares do presidente e à comitiva política que o acompanha em Cuba, representada pelo presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello; a procuradora-geral da República, Cilia Flores; o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jorge Arreaza, e o titular da pasta de Petróleo e Minas, Rafael Ramírez, que "estão mais como filhas e filhos de Chávez, do que como políticos".

"Foi uma operação complexa e os médicos estiveram em comunicação permanente conosco e com seus familiares, tanto em Cuba, como em Barinas. Afortunadamente, essa humanidade gigante de nosso comandante outra vez demonstra sua força, e a oração bela, o amor puro das pessoas de bem também se encontram em Havana, Cuba, acompanhando-o."

O vice-presidente da República confirmou seu agradecimento aos mandatários de outras nações e evocou a espiritualidade do continente sul-americano em favor da saúde do chefe de Estado.

"Queremos reiterar o agradecimento por todas as expressões de amor que recebemos. Aos presidentes, presidentas, primeiros-ministros de toda a América Latina, do Caribe, dessa América do Sul sagrada de Bolívar, damos nosso agradecimento e sabemos que desde as altas montanhas Maias e da Bolívia, nossos povos indígenas ativaram toda a sua força espiritual para acompanhar-nos nessa batalha pela vida de nosso comandante, que também é comandante deles. Todas as forças espirituais estão hoje ativadas; é como sentimos, e temos de tê-las ativadas permanentemente."

Maduro também pediu o respeito, como cidadãos venezuelanos, da parte daqueles que fazem oposição.

"Com sinceridade, falamos aos adversários, opositores, inclusive aos inimigos de nossa pátria e sobretudo aos que são venezuelanos, que destilam seu ódio e seu veneno todos os dias: Já basta, que cesse o veneno, cesse o ódio contra o comandante Chávez", enfatizou Maduro.

Diante desta situação, Maduro convocou os seguidores do presidente e do socialismo a enfrentar com firmeza as declarações daqueles que comentam diariamente sobre a saúde do mandatário.

"Aos revolucionários, patriotas, socialistas, comunistas, operários, mulheres, militares nos quartéis e a todos chamamos para fazer frente ao ódio deles, desfraldemos a bandera de Bolívar e de Chávez, que é nossa bandeira tricolor das oito estrelas de Angostura. Que nossas ações, combates e orações não permitam que se inocule seu ódio em nossa alma. Minimizemos o ódio e esse veneno até que desapareça."

Maduro também chamou os cidadãos venezuelanos a no próximo domingo votarem "para que a vida da República siga adiante, fortalecendo-se nos planos político, econômico e social".

Igualmente, o vice-presidente instou a seguir orando pela recuperação do presidente Chávez e considerou que este momento deve servir para a unidade entre os venezuelanos.

"Comandante, aqui o esperamos, nós, os seus filhos, que juramos ser leais a você eternamente. Nestas próximas horas estaremos atentos. Pedimos a Deus, ao doutor José Gregório Hernández e a todos os espíritos de boas energias que deem suas bençãos a Chávez, para que cada dia que passe o vejamos ainda mais recuperado e tenhamos a felicidade, o quanto antes, de vê-lo aqui, nesta casa do povo que você preside e seguirá presidindo", expressou.

Agência Venezuelana de Notícias; tradução da Redação do Vermelho