Sessão Solene na Câmara dos Deputados homenageia Luiz Gonzaga

O centenário de Luiz Gonzaga será destacado em sessão solene nesta quinta-feira (13), às 9h da manhã, no plenário da Câmara dos Deputados. Tendo aprovado requerimento de autoria do deputado federal João Ananias, apoiado pelo deputado federal Chico Lopes (ambos do PCdoB-CE), a Câmara prestará reverência ao imortal cantor, compositor e acordeonista, no exato dia que marca os 100 anos desde seu nascimento, em Exu-PE.

A ocasião marca um tributo ao Rei do Baião, personagem que redefiniu a música e a cultura nacionais, destacando as coisas e os costumes do povo, do Nordeste, do Brasil profundo.

Veja também:

Centenário do Rei do Baião: Rádio Vermelho faz homenagem

João Ananias: O legado de Luiz Gonzaga

"Temos o privilégio de prestar esta homenagem a Luiz Gonzaga, no exato dia de seu centenário, reunindo parlamentares e personalidades da música e da cultura, entre outros convidados, para destacar cada vez mais o legado desse grande brasileiro", afirma o deputado Chico Lopes.

"Em pronunciamento, vamos ressaltar a contribuição de Gonzaga para a construção simbólica do Nordeste e do Brasil, para menos desigualdades regionais, para que mais brasileiros passassem a conhecer melhor nosso País. Um legado que fica e é reinventado pelas novas gerações", acrescenta Chico Lopes, estendendo a homenagem a todos que continuam a divulgar a vida e a obra de Gonzaga.

A preparação da homenagem a Luiz Gonzaga, na sessão solene desta quinta-feira, 13/12, incluiu contatos feitos pelo deputado federal João Ananias no Ministério da Cultura. O parlamentar também sugeriu que 2012 seja o Ano de Luiz Gonzaga.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal Chico Lopes – PCdoB-CE