João Ananias: O legado de Luiz Gonzaga

Hoje, dia 13 de dezembro de 2012, Luiz Gonzaga Nascimento completaria 100 anos. A contribuição de sua produção artística para a cultura musical brasileira é uma das mais representativas e ricas do nosso País e de nossa nordestinidade. Para recordar, reverenciar e enaltecer o legado de sua obra propus e a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados aprovou requerimento para a realização de uma Sessão Solene em sua homenagem nessa data.

Por João Ananias*

O ser humano ao longo do seu processo de desenvolvimento histórico desenvolveu uma infinidade de linguagens para os mais diversos campos do conhecimento. O amadurecimento desse conjunto simbólico complexo e diversificado define a nossa atual paisagem cultural e o grau de nosso entendimento diante da natureza e do outro. Resumindo, somos hoje a versão atualizada de todos os esforços desenvolvidos por nossos antepassados.

Luiz Gonzaga soube traduzir para a linguagem musical a angústia, a esperança, a religiosidade, a alegria, os temores e as tristezas que fogem da luminosidade solar e refugiam-se no universo sombrio da subjetividade humana. As vozes do triângulo, da sanfona e do zabumba comandadas por ele, ocupam os terreiros, as trilhas e as ruas do nosso imaginário e são dotadas do poder de despertar as mais representativas lembranças do que já fomos e as potencialidades do que podemos ser.

A arte tem um poder mágico de se apresentar maior do que seu criador, porque ela acumula a herança de todas as gerações. A obra de Luiz Gonzaga é um museu de portas abertas onde a vida do homem simples que luta com as desigualdades impostas por uma ordem econômica injusta e com as adversidades naturais pode ser visitada e vivenciada na sua grandiosidade.

Esse artigo é também um pequeno registro de minha grande admiração por esse pernambucano de Exu, conhecido como o Rei do Baião. Agradeço a Luiz Gonzaga por ter contribuído para definir o que é ser um brasileiro, o que é ser um nordestino.

*Deputado Federal (PCdoB-CE) 

Fonte: O Povo