Parlamentares cearenses homenageiam Luiz Gonzaga‏

Os parlamentares comunistas cearenses juntaram-se aos nordestinos de todo o país para homenagear o centário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Tanto em Fortaleza quanto em Brasília, os deputados destacaram a atuação do maior representante da cultura nordestina.

Durante o primeiro expediente da Assembleia Legislativa, desta quinta-feira (13/12), dia em que o mestre da sanfona completaria 100 anos, o deputado estadual Lula Morais (PCdoB)  comentou: “o Brasil acordou mais alegre por ser o dia de Santa Luzia e o aniversário de Luís Gonzaga, o maior intérprete do povo nordestino, por meio da música e da poesia”.

Durante seu discurso, o cearense relembrou a trajetória de Luiz Gonzaga em Pernambuco, no Ceará e no Rio de Janeiro, contando suas lutas e conquistas que fizeram dele a voz de uma nação. Lula Morais anunciou ainda que na segunda quinzena de janeiro será realizado um grande show na Praça Verde do Dragão do Mar, comemorativo aos 100 anos do Rei do Baião. Terá, segundo ele, a presença de artistas como Fagner, Waldonys e Ítalo e Reno. Essa apresentação dará origem a um CD.

Reconhecimento em todo o País

As homenagens também foram realizadas em Brasília. Para marcar a data, uma sessão solene na Câmara dos Deputados reuniu parlamentares e convidados para prestar uma homenagem ao artista brasileiro que melhor traduziu a saga do povo nordestino. O deputado federais João Ananias e Chico Lopes, ambos do PCdoB-CE, foram os autores do requerimento para a realização da homenagem.

João Ananias destacou que o Luis de Januário conquistou o Brasil com sua simplicidade, carisma e um canto, hora de saudação e alegria, hora de lamento e de tristeza. O Parlamentar lembrou a trajetória feita por Luiz Gonzaga até alcançar o reconhecimento. “Sua voz calou em 2 de Agosto de 1989, mas nunca deixou de ecoar seu canto, como o canto do Assum Preto, que mesmo com os olhos furados cantava. “

Durante a sessão solene, vários deputados prestaram homenagem ao Rei do Baião, muitos deles nordestinos. Chico Lopes falou da vida do artista nordestino e suas parcerias musicais. Lopes ressaltou que se tratava de uma justa homenagem e que Luiz Gonzaga levou sua musicalidade para todos os cantos do País.

A deputada Jandira Feghali (RJ), presidente da Frente Parlamentar de Cultura da Câmara, falou em nome do PCdoB. Ela lembrou que o Rio de Janeiro acolheu com carinho Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. “Precisamos valorizar a música brasileira, colocar o artista nordestino na TV aberta brasileira. Precisamos valorizar o que é nosso”.

De Fortaleza,
Carolina Campos
(com informações da Assembleia Legislativa e da assessoria do deputado João Ananias)