Universidade no Amazonas promove pré-Bienal da UNE

Com pouco mais de um mês para a chegada da 8ª Bienal da UNE, estudantes da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) se reuniram para uma etapa preparatória do maior festival estudantil da América Latina.

Organizado pela União Estadual dos Estudantes (UEE-AM), o evento contou com a participação de acadêmicos dos cursos de Dança, Teatro e Turismo, numa grande celebração da cultura brasileira.

Sob o tema “Um encontro do Norte e Nordeste”, aconteceram apresentações de vídeos, declamações de poemas e espetáculos de dança e teatro.

Para a presidente da UEE-AM, Beatriz Calheiro, o evento serviu para incentivar a participação de cada vez mais estudantes na 8ª Bienal. ‘’O próprio tema da Bienal chama a atenção porque a região amazonense recebeu uma migração muito grande de nordestinos. Queremos fomentar a participação dos estudantes e mostrar a eles que é possível expor seus trabalhos publicamente em um grande festival ’’, explicou.

Com o apoio do DCE UEA, a coordenadora do ‘’Galo de Manaus’’ – bloco de frevo inspirado no Galo da Madrugada de Recife, Maria do Carmo, realizou um debate com os presentes sobre a cultura pernambucana.

‘’Ficamos muito felizes com a colaboração de todos. Estamos nos preparando bem para a Bienal da UNE’’, contou Beatriz.

No dia 11 de janeiro mais um evento está marcado para comemorar as preparações para a 8ª Bienal. Dessa vez, os espetáculos ocorrerão na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Campus Manaus, a partir das 19h.

8ª BIENAL DA UNE

As cidades de Recife e Olinda recebem entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2013, a Bienal da UNE. Com o objetivo de trazer temas e discussões voltados à formação do povo brasileiro, o evento chega em sua 8ª edição, trazendo a proposta de um novo olhar sobre a região nordeste, as idas e vindas de seu povo, seu passado e futuro referenciados pela música de Luiz Gonzaga.

A Bienal é composta pela grande mostra estudantil, apresentando os trabalhos selecionados entre alunos de todo o Brasil, e pela mostra convidada, com atrações de destaque no cenário nacional. Participe, faça já a sua inscrição: www.une.org.br/eventos/

Fonte: Site da UNE