Afeganistão vai assinar "Acordo de Segurança Bilateral" com EUA
O presidente afegão, Hamid Karzai, afirmou nesta quinta (13) em Cabul, que trocou opiniões com o secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, sobre a situação de segurança do Afeganistão e a transferência de segurança e de defesa. Os dois países vão assinar em breve o "Acordo de Segurança Bilateral".
Publicado 14/12/2012 17:35
Panetta anunciou na coletiva de imprensa após o encontro que, a convite do presidente norte-americano, Barack Obama, Hamid Karzai visitará os EUA em janeiro de 2013. Eles vão discutir a dimensão das tropas norte-americanas no Afeganistão após a retirada das tropas de coalizão da Otan.
Segundo outra fonte, o aeroporto de Kandahar foi atacado nesta quinta-feira por um carro-bomba, que deixou três mortos e 18 feridos. Panetta havia acabado de sair do aeroporto. Até agora, nenhuma organização ou indivíduo reivindicou a autoria do ataque.
O porta-voz de Defesa dos EUA, George Little, assinalou que ainda não pode confirmar se o ataque está relacionado com a visita de Panetta. Quando ocorreu o ataque, Panetta já havia voltado a Cabul. Segundo o posto policial de Kandahar, o alvo do ataque era possivelmente um comboio da força de coalizão da Otan.
Fonte: CRI