Aprovada mudança de nome da Ponte Costa e Silva

A ponte Costa e Silva terá que ter um novo nome escolhido pela população em uma consulta pública. É o que prevê o projeto de lei aprovado em segundo turno na noite de ontem pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. A medida agora segue para sanção do governador Agnelo Queiroz.

O texto do projeto aprovado pelos distritais prevê que a população escolha o novo nome dentro de uma lista de 14 nomes indicados. A relação tem personalidades que marcaram a história da capital federal, como o músico Renato Russo, Darcy Ribeiro, Oscar Niemeyer e Israel Pinheiro. Jovens e estudantes também reivindicam o nome do líder estudantil morto pela Ditadura Militar, Honestino Guimarães para a ponte, que inclusive já foi informalmente batizada com o nome dele há meses atrás.

De acordo com o texto, a consulta pública deverá ser feita até 120 dias depois da publicação da lei. A mudança do nome da ponte, uma homenagem ao presidente da ditadura militar Costa e Silva, era defendida por militantes da preservação do patrimônio cultural de Brasília.