Rose de Freitas quer adiar votação de veto dos royalties

A presidente em exercício da Câmara dos Deputados, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), anunciou que vai pedir ao senador José Sarney que adie a convocação da sessão do Congresso destinada à analise dos vetos da presidente Dilma Rousseff à lei que redistribui os royalties do petróleo. Rose de Freitas propõe que a votação, prevista para a semana que vem, só seja realizada em 2013.

Até agora, não foi convocada oficialmente a sessão para tratar do tema, que divide estados confrontantes, especialmente Rio de Janeiro e Espírito Santo, atuais detentores da maior parte dos royalties, e os demais estados da federação, que defendem a divisão dos recursos entre todos.

Rose de Freitas disse que, como interina, não fará a convocação da sessão, deixará a incumbência para Sarney. “Eu vou dizer a ele (Sarney) claramente que eu não vou convocar (a sessão para votação do veto), porque na minha cabeça esse assunto tem de ficar para o ano que vem. E o que está na minha alçada fazer é não colaborar para que isso seja votado agora”, disse.

A deputada avalia que o adiamento vai dar a última oportunidade para que seja retomado o diálogo entre os estados e também com o governo, já que a sessão que aprovou a urgência teve clima de confronto. “Hoje li nos jornais a presidente Dilma declarar que a derrubada do veto é inevitável. Acho triste pensar que tenhamos de encarar como derradeira uma decisão como essa, quando as sequelas vão ficar para todo mundo. Temos de tentar negociar”, disse.

Segundo informou, os deputados defensores da queda do veto tiveram dificuldade para colher as assinaturas, o que indica haver espaço para a negociação. “É ruim derrotar um veto presidencial arbitrando interesses do País inteiro, um estado prejudicado é prejuízo de todos”, disse Rose.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara