China se opõe à expansão de colônias israelenses

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China reiterou na sexta-feira a firme oposição do país à expansão das colônias ilegais israelenses no leste do Jerusalém e na Margem Ocidental, pedindo que Israel realize esforços construtivos para manter a paz e a estabilidade no Oriente Médio.

"A posição chinesa é consistente e clara sobre o assunto dos assentamentos", disse a porta-voz Hua Chunying em uma entrevista coletiva diária.

"Somos firmemente contra a construção por Israel de unidades residenciais no território palestino ocupado no leste do Jerusalém e na Margem Ocidental", disse.

A China também está preocupada com os planos israelenses de construir moradias na área E1, acrescentou.

O Israel está sofrendo pressão diplomática da comunidade internacional devido a seus planos de construir 3 mil habitações nos assentamentos na Margem Ocidental, no Leste do Jerusalém e nos territórios E1 que ligam as duas zonas.

"A parte chinesa pede que Israel evite ações que possam agravar as tensões e atrasar a retomada das negociações entre a Palestina e Israel", disse Hua.

"Israel deve adotar ações substanciais para reconstruir a confiança mútua com a Palestina e esforços construtivos para promover o processo de paz no Oriente Médio e manter a paz e estabilidade na região", acrescentou.

Com informações da Rádio Internacional da China