Cuba: Suecos realizam estudos sobre política meio-ambiental
Um grupo de estudosos provenientes da Suécia percorre desde esta sexta-feira (4) parte da região central de Cuba com a finalidade de conhecer a política e a prática sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável na Ilha.
Publicado 04/01/2013 16:05
Eva Bjorklund, quem coordena a dúzia de ativistas aglutinados pela Associação Suécia-Cuba, explicou em Cienfuegos à Prensa Latina o caráter heterogêneo do coletivo, que integra desde defensores do meio ambiente a lutadores pela paz e dois parlamentares do Partido Ambientalista Amigos da Terra.
A estadia em Cuba, de 2 a 11 de janeiro, abarca além de Cienfuegos, Havana, a vila colonial de Trinidad e comunidades no maciço montanhoso de Guamuahaya, repartido entre os territórios centrais de Cienfuegos, Sancti Spíritus e Villa Clara.
Bjorklund comentou que entre os principais interesses da pequena embaixada do país nórdico figura o conhecimento in situ de práticas como os organopônicos (hortos) da agricultura urbana, as energias renováveis e a educação popular sobre o tema.
Também citou o conhecimento da política e os métodos de trabalho no nível local para conseguir esses fins, com preponderância no fator ecológico.
Com tal motivo, entre outras ações, neste sábado visitarão a comunidade de montanha San José, lugar onde funciona um sistema de painéis solares para a geração de energia elétrica.
O jovem Vasiliki Tsouplaki, vereador pelo Partido da Esquerda no município sueco de Vasteras, comentou sobre a necessidade de que em todo mundo as pessoas falem destes temas relacionados com a proteção meio-ambiental.
"Em meu município trabalhamos na busca de energias mais puras e na produção de alimentos nos bairros, assim voltaremos com novas ideias, apontou depois de ressaltar a importância do intercâmbio de experiências entre ambos países.
Fonte: Prensa Latina