Estrada que dá acesso para reserva indígena é aprovada na Bolívia
O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Bolívia informou, nesta segunda-feira (7), que foi aprovada a consulta para construir uma estrada que conecte o país ao Território Indígena e Parque Nacional Isiboro-Secure (Tipnis).
Publicado 07/01/2013 18:11
Do total de 69 comunidades, 58 aceitaram construir a estrada, que representa cerca de 87% do eleitorado. Após a promulgação dos resultados “só resta que a assembleia anule a lei de intangibilidade que proibia estabelecer uma rota no parque até que se realizasse o plebiscito. Depois disso, o governo voltará a consultar as comunidades para ver por onde passará o caminho”, indicou Morales.
Leia também:
Ele destacou que as três etnias indígenas que habitam o Tipnis pronunciaram-se a favor da estrada no plebiscito que foi realizado entre 29 de julho e 7 de dezembro de 2012.
O referendo consultivo nos Tipnis iniciou-se em julho com o objetivo de dar a palavra aos indígenas que habitam a reserva. Evo Morales assegurou que e os indígenas são os únicos que podem decidir sobre a construção da estrada (que beneficiaria, significativamente, o transporte e o comércio).
A construção da estrada foi anunciada em 2012, mas causou tensão entre os habitantes do Tipnis, porque enquanto um grupo defendia a estrada, outros criticavam que seria violentada a integridade de seus territórios ancestrais.
Fonte: TeleSur