Pagodeiros acusados de estupro têm shows cancelados

A banda baiana de pagode New Hit teve cancelados dois shows que fariam no Carnaval do município de Delmiro Gouveia, em Alagoas, após protestos de moradores e do grupo Sertão Feminista. Os nove integrantes da banda são acusados de terem estuprado duas adolescentes do município de Ruy Barbosa, no Centro-Norte da Bahia, em agosto do ano passado.

Os músicos tinham sido contratados para animar dois blocos da festa, o “Bizzú” e o “Com Você”, mas os produtores foram pressionados pelas manifestações de repúdio da população e rescindiram os contratos. Após o anúncio, os organizadores informaram que outras bandas já estão sendo escolhidas.

“O Sertão Feminista deixa aqui o seu agradecimento pela sensibilidade de ambos os produtores ao caso e ao movimento. É com este tipo posicionamento que os blocos deixam claro que estão cumprindo a sua responsabilidade social”, divulgou o grupo feminista, em sua página na rede social Facebook.

Em um pronunciamento à imprensa, o dono do “Com Você” disse que não sabia da polêmica envolvendo os artistas baianos e que só foi informado após perceber a repercussão negativa da contratação. Com a mobilização, usuários da internet pediam para que os foliões não comprassem abadás de “estupradores”.

O julgamento dos músicos está previsto para acontecer entre os dias 18 e 20 de fevereiro, segundo o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA). Eles ficaram um mês presos no presídio de Feira de Santana, mas conseguiram habeas corpus e aguardam o júri em liberdade.

De Salvador,
Erikson Walla