SSA: Prefeitura cancela o Projeto Afródromo para o Carnaval 2013

A prefeitura de Salvador anunciou na última segunda-feira (7/1) o cancelamento do Afródromo para o Carnaval de 2013. O projeto, que tem o cantor e compositor Carlinhos Brown à frente, pretende implantar na região do Comércio, no Centro da cidade, um circuito específico para o desfile dos blocos afros e afoxés durante a festa momesca.

O Conselho Municipal do Carnaval (ComCar) já havia recomendado ao prefeito o cancelamento. De acordo com o presidente, Pedro Costa, em nota enviada à imprensa, a entidade não recebeu dos organizadores o projeto para uma avaliação e a iniciativa não teria garantia de saúde, segurança e limpeza.

Estão envolvidos na criação do Afródromo, também, os representantes dos blocos afros e afoxés, como Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Muzenza, Filhos de Gandhy e Malê Debalê. Contato pelo Vermelho, o presidente do Ilê Aiyê, Vovô, não quis comentar a decisão do prefeito e informou que fará uma reunião com os organizadores para definir qual postura adotar.

“Estamos tranquilos. Respeitamos a decisão do prefeito, que tem responsabilidade sobre os espaços da cidade, mas se o projeto não acontecer esse ano, vais ser depois. O objetivo nosso é melhorar o carnaval da Bahia”, disse Vovô.

Pelo projeto, o Afródromo teria uma extensão de 2,5 quilômetros, com saída da Avenida da França, e os desfiles aconteceriam em três dias do Carnaval: domingo, segunda e terça.

De Salvador,
Erikson Walla