Centrais prometem retomar em março pressão pelo fim do fator

Centrais Sindicais (CTB, CUT, Força Sindical e UGT) sinalizaram que em 2013 reforçarão as reivindicações contidas na Agenda da Classe Trabalhadora, aclamadas na 2ª Conclat. Dentre os pontos a serem defendidos está a discussão pelo fim do fator previdenciário. De acordo com as entidades o objetivo é construir espaços de debate e realizar diversas manifestações pelo Brasil para pressionar o governo a votar o fim do fator previdenciário.

Joanne Mota, do Vermelho com agências

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9), depois de o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, dizer que a reforma previdenciária não deve ser prioridade do governo em 2013.

Ouça na Rádio Vermelho

CTB: Fator Previdenciário, um crime contra o trabalhador

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) já sinalizou ser contra a postura do ministro e destacou que não há sentido em o fim do fator previdenciário não ser prioridade.

Reedição do Fator

Em entrevista à Rádio Vermelho, Joilson Cardoso, secretário nacional de Política Sindical e Relações Institucionais da CTB, reafirmou que ja é consenso, até mesmo no governo, de que o Fator Previdenciário prejudica os trabalhadores, inibindo a aposentadorias, tendo lógica de que quanto menor a idade, menor será o valor da aposentadoria".

Ele lembra que mesmo a propista apresentada pelo deputado Pepe Vargas (atualmente ministro) chamada de Cálculo 85/95 trata-se de uma reedição do Fator Previdenciário.

“O governo insiste em reeditar um novo Fator Previdenciário. Essa proposta continua prejudicando a classe trabalhadora, principalmente as categorias mais baixas, que têm grande rotatividade, como na construção civil. Há muito desemprego e precisam trabalhar mais tempo para conseguir a soma dos 85/95, que acaba impondo uma idade mínima para alcançar a soma”, declarou Joilson Cardoso, 

O dirigente lebra que a posição da CTB é firme em relação ao fator previdenciário. Nossa central acredita que o fator é um dos maiores crimes cometidos contra os trabalhadores. "O fator previdenciário é inconstitucional e tornar o fator pauta no Congresso é urgente. A CTB entende que o veto ao fator previdenciário deve ser derrubado”.

Segundo ele, “extinguir o fator significa garantir direitos, valorizar o trabalhador e preservar a economia nacional”.