Nicarágua começa renovação de suas 153 prefeituras

Com a posse dos eleitos nas regiões caribenhas, a Nicarágua começou na última quinta-feira (10) o processo de renovação de suas 153 prefeituras, nas quais, pela primeira vez, as mulheres terão igualdade nas estruturas de poder.

Segundo confirmou o Conselho Supremo Eleitoral (CSE), até a segunda-feira próxima (14), ocorrerão oito cerimônias solenes para formalizarem o ato.

Na quinta-feira (10) foram realizadas as cerimônias de posse nas duas regiões autônomas do Atlântico Norte e do Atlântico Sul, que têm como sede as cidades de Porto Cabezas e Bluefields, respectivamente.

De maneira escalonada, sucederão os encontros em cada um dos territórios, com encerramento na capital, Manágua, durante a tarde da segunda-feira, no Centro de Convenções Crown Praça de Manágua.

Um total 6.380 autoridades tomarão posse nacionalmente; isto é, 153 prefeitos e o mesmo número de vice-prefeitos e 6.074 vereadores.

Entre os conteúdos da transição estarão os relatórios de gerenciamento das autoridades que encerram seus mandados, sobre o estado das execuções orçamentárias, o inventário físico, material e financeiro, entre outros documentos.

O partido governista Frente Sandinista de Libertação Nacional dirigirá 134 prefeituras, o Partido Liberal Independente 13, o Partido Liberal Constitucionalista duas, e a Aliança Liberal Nicaraguense uma, enquanto o partido regional Yatama três.

Dois traços distintivos marcarão o novo mandato das prefeituras na Nicarágua, a maior presença feminina e o aumento do número de vereadores, a partir de iniciativas do presidente Daniel Ortega, aprovadas pelo Parlamento mediante reformas às leis em matéria eleitoral e sobre municípios.

As mulheres representarão 50 por cento das autoridades locais, o que deve contribuir com o enfoque de gênero nas políticas de governo e nos programas com respaldo orçamentário, segundo detalhou o Legislativo na hora de subscrever as modificações.]

Prensa Latina