OEA apoia totalmente decisão sobre posse de Chávez

Em resposta ao apelo da oposição, que foi contra o adiamento da cerimônia de posse de Hugo Chávez, a Organização dos Estados Americanos (OEA) declarou que todas as instâncias internas do país foram esgotadas e que assunto está "resolvido".

Venezuela - Ola Bolivariana

A entidade declarou nesta sexta-feira (11), ao jornal El Universal, que "apoia totalmente" o que decidiu a corte suprema da Venezuela. Na quarta-feira (9), a presidenta do Tribunal Supremo de Justiça do país, Luisa Estella Morales, concluiu que seria constitucional o adiamento da posse de Hugo Chávez nesta quinta-feira 10, como de fato aconteceu, diante do estado de saúde do presidente reeleito, que está internado em Cuba.

Leia também:
Maduro denuncia plano da direita para manchar Venezuela de sangue
Milhares de pessoas nas ruas: povo toma posse por Chávez
Chávez somos todos: líderes latinos se unem ao povo venezuelano

Para a OEA, todas as instâncias internas foram esgotadas e o assunto, portanto, está resolvido. "O Executivo propôs, o Legislativo considerou e o Judiciário resolveu. As instâncias estão esgotadas, não falta o pronunciamento de nenhum poder", disse o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza. "A OEA respeita totalmente, como não poderia ser de outra forma, a decisão tomada pelos poderes constitucionais da Venezuela a respeito da tomada de posse do presidente", acrescentou.

Na avaliação da oposição, porém, o adiamento da posse de Chávez, ainda sem nova data marcada, altera a Constituição. "Os magistrados do tribunal máximo tomaram sua decisão para resolver o problema do partido do governo", protestou Henrique Capriles, líder da oposição. Segundo ele, a conclusão da corte responde aos interesses do Partido Socialista Unido da Venezuela, de Chávez, e o vice Nicolás Maduro, indicado pelo presidente para que governe o país em sua ausência, não foi eleito pelo povo.

Fonte: Brasil 247