Inácio Arruda – Padre Haroldo: Um humanista libertário

Por *Inácio Arruda

É com grande pesar que registramos o falecimento do Padre Haroldo Coelho. Homem simples, bem humorado, agigantava-se quando colocava sua palavra enérgica a serviço das causas do povo.

Sarcedote sempre vinculados à defesa dos oprimidos, professor e militante. Padre Haroldo sempre colocou sua fé, seu conhecimento e suas convicções a serviço da liberdade e da justiça.

Padre Haroldo era, acima de tudo um humanista. Onde quer que o arbítrio e a violência se manifestassem e a luta se tornasse uma necessidade imperiosa, ali estava sua presença. No Brasil enfrentou com coragem o arbítrio e o autoritarismo tendo sempre a frente um projeto emancipatório para o povo brasileiro. Mas sua palavra, seja em sua voz, seja em seus inúmeros escritos, esteve também presente na defesa de ideais libertários de outros povos a exemplo do povo nicaraguense, durante a Revolução Sandinista, e do povo Palestino cujo drama marca ainda o mundo contemporâneo.

O atual momento social e político da América Latina também esteve no centro de suas atenções. Entusiasta dos governos de matriz popular em nosso continente, Padre Haroldo demonstrou especial apreço pelas conquistas do povo Venezuelano e de seu comandante Hugo Chaves.

Padre Haroldo deixa um legado que é ao mesmo tempo, um incentivo e uma inspiração para os que acreditam e lutam por um mundo justo no qual a riqueza socialmente produzida seja usufruída por todos para que possamos assim exercer plenamente nossa humanidade.

*Inácio Arruda é Senador pelo PCdoB-CE