OEA suspende reunião com oposição venezuelana

Nesta terça-feira (15), a Organização dos Estados Americanos (OEA) suspendeu a reunião que estava prevista entre o secretário da Organização, José Miguel Insulza, e a aliança venezuelana Mesa de Unidade Democrática (MUD). O cancelamento foi realizado após a entrega de uma carta por parte do grupo opositor, como informaram fontes da organização interamericana.

Na missiva, a MUD faz referência à sentença ditada pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) no último dia 9 de janeiro, que considerou que o ato da posse de Chávez perante a Assembleia Nacional do país, marcado para o dia 10 de janeiro — como determina a Constituição — não era necessário por se tratar de um presidente reeleito, que poderá cumpri-lo assim que se recuperar da operação a que foi submetido em Cuba.

Na última semana, o secretário geral da OEA, José Miguel Insulza, declarou que não havia nenhuma objeção em relação à decisão da Justiça venezuelana, que determinou que Chávez é o presidente reeleito e pode fazer o juramento de posse posteriormente perante o Supremo Tribunal de Justiça do país.

Insulza afirmou que “respeita cabalmente” a decisão tomada pelos poderes constitucionais da Venezuela sobre a posse de Chávez.

Com EBC