Venezuela: PSUV define mecanismo para escolha de candidatos

O Partido Socialista Unido da Venezuela (Psuv) tem entre suas prioridades a definição do mecanismo para a escolha dos candidatos para as eleições municipais, previstas para 26 de maio.

O conselho da organização, principal força política do país, define detalhes das regras de candidaturas, necessários a fim de definir os apirantes às 335 prefeituras.

De acordo com o líder do Psuv, Rodrigo Cabezas, foi considerado adequado convocar uma consulta de base para selecionar os candidatos antes das eleições.

Nesse processo de primárias, podem estar envolvidos cerca de 3,5 milhões de militantes, especialmente aqueles integrados nas Unidades de Batalha Socialistas.

Cabezas observou que há seis capitais consideradas estratégicas para a organização, para as quais se adotará outro método de seleção de candidatos.

Uma das opção poderia ser a criação de uma proposta das bases e, dessa lista, formar uma dupla ou um trio a serem submetidos à liderança nacional, responsável pela decisão final.

Espera-se que os regulamentos incluam regras sobre a proibição para os funcionários públicos usarem recursos públicos nas campanhas. Também estão incluídas regulamentações no do material de publicidade e propaganda, entre outros aspectos.

Em várias ocasiões, o Psuv convocou a evitar as campanhas adiantadas, em alusão aos potenciais candidatos, que poderiam ativar as ações de campanha antes do prazo fixado.

Cabezas disse que a direção nacional vai estar vigilante para evitar qualquer ato de indisciplina.