Nicolás Maduro: “Chávez está saindo do pós-operatório”

O vice-presidente executivo da Venezuela, Nicolás Maduro, informou neste domingo (20) que o chefe de Estado, Hugo Chávez, está saindo do pós-operatório para entrar em uma nova fase do tratamento, que está em processo de avaliação.

"Ele está voltando a subir a ladeira, vai estabilizando-se em todos os aspectos, funcionamento de seus órgãos vitais, tem plena consciência e está com cada vez maior força vital para entrar na segunda etapa que será anunciada através dos comunicados oficiais", explicou.

Maduro considera que o presidente se encontra em seu estado de ânimo de sempre, o da vitória.

"Com um olhar muito especial, de ver como a pátria à qual tem dedicado todo o seu esforço, sua vida, vai crescendo, levantando-se e a seus filhos”.

Maduro acrescentou que Chávez sabe que “conta com seu povo e com uma equipe de homens e mulheres leais”.
Durante sua participação no programa de TV “José Vicente Hoy”, transmitido pela Televen, Maduro disse que Chávez se encontra na luta, consciente da situação que tem vivido, do que sucede no país e se encontra disciplinado em seu tratamento.

Maduro disse que o chefe de Estado está sempre acompanhado por sua família e pelas orações do povo venezuelano. "Nós sempre somos otimistas no sentido de que mais cedo do que se imagina vamos ter o presidente conosco”.

O vice-presidente da República recordou que sua última visita ao mandatário venezuelano foi no dia 14 de janeiro, ocasião em que o chefe de Estado ratificou a ordem de que apresentasse a prestação de contas do governo perante a Assembleia Nacional, no dia seguinte. Maduro e Chávez conversaram também sobre o tema do petróleo, a estabilidade de seus preços e as receitas deste ano para cobrir o orçamento.

"Ele está com sua mente ligada nisso, concentrado e atendendo disciplinadamente seu tratamento. Cada vez que o visitamos em Havana, temos tido a oportunidade de vê-lo, acompanhá-lo humanamente, porque lhe queremos bem", relatou.
Maduro contou que Chávez mantém o bom humor de sempre, com seu sorriso permanente, expressando otimismo e confiança na vida.

O vice-presidente Nicolás Maduro afirmou ainda que a direita venezuelana, que aposta na saída do presidente Hugo Chávez, não cumprirá suas pretensões de incendiar o país, pois a equipe de governo não permitirá.

Com Agência Venezuelana de Notícias