Conselho de Segurança debate situação no Mali

Onze dias após o início da intervenção militar da França no Mali e com dois mil soldados franceses no terreno, o Conselho de Segurança realizará nesta terça (22) uma reunião sobre a situação no país.

Os 15 membros do órgão responsável pela paz e segurança internacionais receberão um informe do Secretário-Geral da ONU para Assuntos Políticos, Jeffery Feltman, segundo fontes diplomáticas.

As tropas francesas começaram suas operações militares no Mali, no dia 11, e atualmente contam com 2 mil soldados, e outros 2,5 mil chegarão esta semana, segundo disse em Paris o ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian.

Desde então, o problema foi analisado em uma única ocasião pelo Conselho de Segurança, quando o embaixador francês na ONU, Gerard Araud, informou sobre uma operação que já era um fato consumado.

O pronunciamento mais recente sobre o Mali ocorreu um dia antes de começarem os ataques aéreos franceses no norte do Mali e consistiu em uma advertência asnte a ameaça de conflito para a paz e a segurança internacionais.

Também expressou preocupação sobre os movimentos militares e ataques feitos "por grupos extremistas e terroristas" no norte do Mali e reclamou a ajuda de outros países para as forças de defesa e segurança do governo do Mali.

O Conselho de Segurança aprovou em dezembro a resolução 2085, que autorizou o envio de uma força internacional "com a liderança africana", para apoiar o governo de Mali para recuperar áreas tomadas pelos rebeldes.

Trata-se de um contingente de 3,5 mil homens, tal como decidido em novembro em uma reunião de cúpula da Comissão Econômica dos Estados da África Ocidental.

Em paralelo, uma equipe da ONU chegou no domingo passado a Bamako para colaborar com o governo "na restauração da ordem constitucional e da integridade territorial." O grupo é liderado por João Honwana, do Departamento de Assuntos Políticos da Organização.

Fonte: Prensa Latina