Janis Joplin, a rainha risonha do blues

Em fevereiro de 1970 ela agitou o Rio de Janeiro. Fez topless na praia de cantou em um bordel, nadou nua na piscina do Copacabana Palace (foi expulsa de lá pela infração) e quase foi presa.

Por José Carlos Ruy

Janis Joplin

Quando foi a uma escola de samba para desfilar, não precisou de fantasia: a roupa hippie que usava pareceu suficiente (óculos redondos, colares e cheia de colares, um chapéu enfeitado com penas). Teve, na época u caso com o roqueiro carioca Serguei.

Aquela moça que parecia extravagante, e ria muito, era nada mais nada menos do que a rainha hippie do blues, Janin Joplin que, naquele longinquo 1970, e no auge da ditadura militar brasileira, era a encarnação da busca pela liberdade – e pela liberdade da mulher, sobretudo. Neste dia 19 ela teria completado 70 anos de idade; tinha então 27 anos de idade e não sabia que aquele seria o último ano de sua vida, da qual se despediu no mês de outubro de 1970.

Ela foi uma rainha simples, simpática, risonha, colorida, suave e rebelde. Com a voz poderosa das cantoras negras, era uma branca do Texas rejeitada em sua cidade justamente pela simpatia pelos negros e sua música. Ela cresceu ouvindo deusas do blues como Bessie Smith ou Big Mama Thornton, a aperfeiçoou o domínio da voz no coro da igreja local, da mesma forma como grande parte dos cantores negros. Quando foi para São Francisco (Califórnia), em 1963, começou a decolar como cantora que, tendo gravado apenas quatro álbuns, se tornou uma das influências mais marcantes do rock e do blues desde então.

Suas últimas gravações foram Happy Trails,um presente de aniversário para John Lennon (que só recebeu a fita depois da morte da cantora) e Mercedes Benz, sobre um poema do poeta beatnik Michael McClure.

No carnaval deste ano, a Mocidade Independente de Padre Miguel vai homenagear o rock. Neste desfile, o agora veterano Serguei, de 79 anos, vai homenagear sua namorada de 43 anos atrás. Com ele, os brasileiros vão homenagear Janis Joplin.

As Músicas



Mercedes Benz
(Tradução)

Eu gostaria de fazer uma canção de uma grande importância social e poética. Ficou assim

Oh Senhor, você não vai me comprar uma Mercedes Benz?
Todos meus amigos dirigem porsches eu preciso compensar.
Trabalhei duro a vida toda, sem ajuda dos meus amigos,
Então Senhor, você não vai me comprar uma Mercedes Benz?

Oh Senhor, você não vai me comprar uma TV a cores?
"Dialing For Dollars" (Prog.deTV) está tentando me encontrar.
Eu espero pela entrega cada dia até as três,
Então Senhor, você não vai me comprar uma TV a cores?

Senhor, você não vai me comprar uma noite na cidade?
Eu estou contando com você, Senhor, por favor não me desaponte.
Prove que você me ama e pague a próxima rodada,
Então Senhor, você não vai me comprar uma noite na cidade ?

Todo mundo!

Oh Senhor, você não vai me comprar uma Mercedes Benz?
Todos meus amigos dirigem porsches eu preciso compensar.
Trabalhei duro a vida toda, sem ajuda dos meus amigos,
Então Senhor, você não vai me comprar uma Mercedes Benz?

É isso aí!