Chefe de missão da ONU no Haiti deixa o cargo
O chefe da Missão de Estabilização da ONU no Haiti (Minustah), Mariano Hernández, irá deixar o cargo dentro de uma semana, anunciaram nesta sexta-feira (25) fontes nas Nações Unidas. O diplomata chileno estava no posto desde maio do ano passado, quando substituiu o guatemalteco, Edmond Mulet, atualmente subsecretário geral adjunto para as operações de paz.
Publicado 26/01/2013 11:44
Hernández foi recebido quarta-feira em uma audiência de despedida pelo titular de Nações Unidas, Ban Ki-moon. Há nove dias, o máximo responsável pela ONU nomeou o norte-americano Carl Alexandre como novo segundo chefe da Minustah, a partir do próximo 1 de março.
O contingente, que sofreu cortes de orçamento em outubro de 2012, é integrado por 7,3 mil militares, 2,7 mil policiais, segundo dados oficiais. Em uma entrevista dada ao serviço de rádio da ONU, Hernández considerou necessária a permanência da Minustah Haiti, ainda que com uma redução paulatina de seus efetivos.
A Minustah foi apontada como responsável pelo aparecimento de uma epidemia de cólera que, desde outubro de 2010, causou oito mil mortes no Haiti, o que foi negado pela organização.
Fonte: Opera Mundi