Roberto Cláudio: Fortaleza do futuro

 "Temos a pretensão de transformar Fortaleza na cidade da inovação e das oportunidades "

 Fui eleito pelo sentimento de renovação que domina a alma do povo de Fortaleza e sei da enorme responsabilidade de todos que são eleitos pela força deste signo. É hora de fazer nascer uma nova Fortaleza, que seja capaz, não apenas na autocrítica, mas de se reconstruir.

O primeiro passo que quero dar é fazer com que a Prefeitura recupere seu papel de liderar as forças criativas, produtivas e sociais, sendo um prefeito que ande pela cidade, ouça e compartilhe decisões. Fortaleza precisa firmar parcerias vigorosas, na esfera pública, com os governos Federal e Estadual, e na esfera privada, com o que existe de mais avançado em pensamento e tecnologia no mundo.

Chegou o tempo de crescer e florescer. Vou governar para todos. Se for preciso acabar com privilégios de poucos para fazer justiça à imensa maioria dos fortalezenses, que ninguém duvide: estarei ao lado da maioria. Temos a pretensão de transformar Fortaleza na cidade da inovação e das oportunidades, em que áreas como turismo, cultura e tecnologia da informação possam ter serviços de alta performance, aproveitando o potencial que temos em cada um desses setores, investindo na capacitação do nosso povo para que possamos aproveitar as oportunidades que serão oferecidas com os eventos esportivos que teremos nos próximos anos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.

Precisamos olhar com carinho para as três áreas que considero as maiores prioridades da gestão: saúde, educação e mobilidade urbana. Vamos melhorar o atendimento primário, através do Programa Saúde da Família nos postos de saúde e fazer com que cada bairro de Fortaleza possua um posto funcionando efetivamente, com profissionais e medicamentos. Além disso, haverá a implantação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas), para urgências e emergências de menor gravidade, e de policlínicas para a realização de exames especializados. Com isso, o atendimento terciário realizado nos hospitais também vai melhorar.

Na educação, nossa prioridade é garantir excelência no modelo pedagógico e melhoria da qualidade dos indicadores. Vamos também começar a implantação das escolas em tempo integral em bairros com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e trazer as 80 creches financiadas pelo Governo Federal que não foram construídas.

Quanto à mobilidade urbana, nosso primeiro grande desafio será a melhoria do transporte urbano e a implantação do Bilhete Único, já no primeiro semestre. Além disso, já montamos uma força-tarefa para conclusão das obras de mobilidade para a Copa do Mundo que, na verdade, serão grandes legados para a população de Fortaleza.

Em suma: vamos combater a miséria, a forma mais trágica de atraso e, ao mesmo tempo, avançar investindo fortemente nas áreas mais modernas e sofisticadas da inovação tecnológica, da criação intelectual e da produção artística e cultural. Vamos trabalhar para que justiça social com participação popular, austeridade, conhecimento, invenção e criatividade sejam, mais do que nunca, conceitos vivos no dia a dia da nossa cidade.

Roberto Cláudio é Prefeito de Fortaleza

Fonte: O POVO

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.