Ação promocional do RS em Punta del Leste é realizada com êxito

A ação promocional Rio Grande do Sul: o Estado que tem tudo para você aproveitar o tempo todo – promovida pela secretaria do Turismo (Setur) em parceria com a Intendência de Maldonado, em Punta del Este, foi bem recebida por autoridades e empresários uruguaios. A iniciativa da secretaria ganhou ampla repercussão junto aos turistas e à imprensa.

setur no uruguai - Priscila Rodrigues

Mais de mil pessoas foram abordadas diariamente pela equipe do Departamento de Promoção e Marketing nas praias Brava e Mansa, e na Avenida Gorlero, uma das principais vias do balneário. Conforme a secretária do Turismo do RS, Abgail Pereira, a ação consolida a relação do turismo entre Uruguai e Rio Grande do Sul. "A representação dos nossos atrativos neste projeto, como a Chocofest, em Gramado, a Fenachamp, em Garibaldi, e Porto Alegre, como sede da Copa do Mundo FIFA, mostra que temos muito a ofertar. Queremos que os turistas nos visitem e permaneçam no Estado na temporada de inverno".

Para o subdiretor do Departamento de Turismo da Intendência de Maldonado, Álvaro Bertonni, a ação fez parte do acordo firmado com a Setur. "A campanha de promoção conjunta vem desde a paella gigante de Piriápolis, realizada em Esteio, e que estamos retribuindo agora com uma semana de promoção em Punta del Este. Avalio como uma atividade extremamente interessante e que atingiu um público que gosta de conhecer lugares e ter experiências distintas. No meu ponto de vista foi bem pensada e executada".

Para o empresário da agência Destino Punta del Este, Carlos García Santos, a promoção do RS foi inteligente e está dentro da política desenvolvida pelo Departamento de Maldonado e Punta del Este. "Outros destinos de Punta, que também trabalham a promoção, estão comentando que é uma oportunidade para que os laços se estreitem muito mais. Não somos adversários, somos parceiros. E no futuro, certamente, ainda vamos trabalhar juntos pela região".

Visões do Sul
A primeira-dama do Estado, Sandra Genro, considerou a atividade realizada na Fundação Pablo Atchugarry extremamente positiva. As fotografias do projeto Visões do Sul fizeram parte da ação da Setur, a convite da secretária Abgail. "Foi uma honra muito grande participar desse projeto. Apresentamos uma série de imagens interessantes do RS, tentando mostrar às pessoas um pouco do nosso Estado e daquilo que temos a oferecer em termos de paisagem, do povo alegre, comunicativo, do churrasco, do chimarrão e da amizade que une os povos do Brasil, do Uruguai e da Argentina. Foi um momento muito bonito e bem coordenado pela Setur".

Durante os seis dias de evento, foram divulgados os produtos e atrativos turísticos do Estado, como o Chocofest, onde Conde Guloseima e Condessa Doçura, personagens da festa, fizeram sucesso com as crianças e, também, com público adulto, e a Fenachamp. Além disso, foi realizada a divulgação da Copa do Mundo Fifa 2014, com material exclusivo do Comitê Gestor da Copa do Rio Grande do Sul e o Quero-Quero, personagem do Estado para o Mundial.

Parceria RS e Uruguai
As atividades desenvolvidas nesta ação são decorrentes da parceria entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, a partir de uma missão coordenada pelo vice-governador Beto Grill, em janeiro de 2012, no país vizinho e que contou com a participação do secretário adjunto, Márcio Cabral, e do diretor de Qualificação e Serviços Turísticos da Setur, Maximilianus Pinent.

Mercado uruguaio
O Uruguai foi apontado pelo Plano de Marketing da Setur, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), como prioritário para posicionar o Produto Turístico do Rio Grande do Sul no Mercado Internacional. Essa aposta se deve à ligação direta do país com a capital gaúcha e ao grande potencial de mercado emissor. Segundo o Anuário Estatístico 2011/2012 do Ministério do Turismo (MTur), o Uruguai é o terceiro principal mercado emissor de turistas para o Brasil, tendo contabilizado a entrada de 261.204 turistas no ano de 2011, o que é muito significativo, principalmente considerada a proximidade do país com o Rio Grande do Sul.

Priscila Rodrigues
Assessoria de Comunicação – Setur