Farc enviaram mensagem à Cúpula da Celac no Chile

A delegação das Farc, que integra os diálogos de paz com o governo colombiano, enviou uma mensagem aos chefes de Estado que participam da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) na qual afirmam que “o respaldo dado pela criação da Celac foi um impulso determinante” para o diálogo.

Os esforços para que a situação da Colômbia chegue a uma saída pacífica são intermediados pelos governos de Cuba e Noruega, que são os fiadores dos diálogos de paz, e Chile e Venezuela são colaboradores.

Leia também:
Chávez: Com a Celac, nossas pátrias serão estáveis e soberanas
Evo denuncia "reunião de surdos" na Cúpula Celac-UE

A mensagem divulgada pela guerrilha deseja “êxito” à cúpula “em seu trabalho para aprofundar a unidade dos países latino-americanos, principal conquista de nossas nações, depois de 200 anos de ter conseguido a primeira independência para nossos povos”.

“O respaldo que vocês deram na criação da Celac foi um impulso determinante para que o governo colombiano e as Farc abrissem a mesa de diálogos de paz em Havana”, sublinha o texto.

O grupo convida os participantes da cúpula a “ratificar seu apoio” e expressa “seu compromisso” de fazer todos os seus esforços “para obter um acordo digno que dê ao povo colombiano paz com justiça social”.

O texto sugere ainda que os líderes da região acompanhem de forma permanente a mesa de diálogos de paz iniciada em novembro no Palácio de Convenções de Cuba.

Com Telám