Tropas francesas tomam cidade do norte do Mali

O porta-voz do Estado-Maior do Exército francês informou nesta terça-feira (29) que suas tropas tomaram a cidade de Kidal, a terceira maior do norte do Mali, que estava sob domínio do grupo Ansar Al-Dine (Defensores da Fé), supostamente depois de este ter abandonado a região.

Em declaração à Associated Press, o presidente interino da Assembleia regional de Kidal confirmou que os "franceses chegaram por volta das 21h30 da terça-feira (29) a bordo de quatro aviões. Depois tomaram o aeroporto e entraram na cidade, e não houve combates".

Apesar das reivindicações, antes por parte do Ansar Al-Dine e agora pelas tropas francesas, o grupo autonomista Movimento Nacional pela Libertação do Azawad (MNLA), composto por tuaregues, e o Movimento Islâmico do Azawad,  também dizem dominar a região.

O movimento rejeita a volta do Exército do Mali, que acusam de ter cometido "crimes contra a população civil", mas se diz disposto a cooperar com as tropas francesas.

A França, por outro lado, anunciou a intenção de acelerar o envio de uma força militar ao país, com apoio da Missão Internacional de Apoio ao Mali, liderada pela África e estabelecida pela Comunidade Econômica de Estados da África Ocidental, sob mandato da ONU.

Saiba mais
Tropas francesas tomam cidade do norte do Mali

Os franceses já falam também de uma transição pós-conflito, em que eleições democráticas devem servir de base para a construção de uma paz duradoura, segundo a rede de notícias portuguesa RTP.

Com RTP