BA: Javier assume posto no governo Wagner

Assim como Olívia Santana, o ex-deputado estadual e arquiteto Javier Alfaya (PCdoB) passa a integrar a equipe do governador Jaques Wagner, a partir de fevereiro. O comunista vai assumir a chefia do Escritório de Projetos da Secretaria para Assuntos da Copa (Secopa), passando a atuar ao lado do secretário Ney Campelo. Feliz com o novo projeto, Alfaya falou ao Vermelho sobre o trabalho na Secretaria.

Portal Vermelho: Javier, como é assumir esse desafio de trabalhar em um projeto de esporte, pra você que é ligado à cultura?
Javier Alfaya: Eu vejo com muita alegria porque, inclusive, o esporte é um elemento importantíssimo da cultura popular brasileira, mas não apenas por isso. É um desafio poder realizar bem aqui na Bahia, com toda a alegria que é a Bahia, com todo o potencial que a Bahia tem, um evento que seja exemplar e que reforce a confiança dos baianos e baianas na capacidade de realizar e superar desafios. Digo isso até porque existe muita brincadeira e preconceito com a Bahia, muitas vezes, mas a Bahia está provando que está indo rapidamente e está indo com qualidade, fazendo as coisas certas, para preparar a Copa das Confederações em 2013 e, em 2014, a Copa do Mundo aqui em nosso estado também.

O que é o Escritório de Projetos?
O escritório é uma iniciativa do secretário [da Secopa] Ney Campelo para reforçar a qualidade técnica da equipe, que já é alta, mas precisava de mais funcionários. São oito profissionais da área de arquitetura, engenharia, urbanismo, planejamento urbano, que já estão trabalhando, e mais quatro funcionários de apoio, entre assistente, motorista, enfim. É uma equipe pequena função é acompanhar e monitorar o que outros setores do Governo estão fazendo para levar um relatório centralizado para a FIFA e para o COl (Comitê Olímpico Local), do Ministério dos Esportes. Ao mesmo tempo, vamos soltar a criatividade.

De que forma?
A nossa ideia é fazer projetos na área da agenda cultural para as duas copas e iniciativas na capacitação dos voluntários que vão trabalhar na Copa do Mundo, além de qualificação profissional para outros profissionais que vão se envolver em todos os processos das duas copas. Isso pode envolver desde taxistas a outros profissionais e isso já está acontecendo, mas nós vamos entrar nesse processo também ampliar o reforçar o esforço que o Governo da Bahia está fazendo para preparar melhor as pessoas que vão trabalhar no receptivo e durante as duas competições.

Você já sabe quando assume?
Juntamente com Olívia e os outros companheiros, no dia 1º de fevereiro

De Salvador,
Erikson Walla