Lula visita obra que vai contribuir com desenvolvimento de Cuba

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente de Cuba, Raúl Castro, visitaram, na quarta-feira (30) o projeto de ampliação do porto de Mariel, na província de Artemisa, que está sendo executado com investimento do Brasil, como informou o jornal Granma.

lula e Raúl - Cláudia Bomtempo/TV Globo

"Esta é a obra mais complexa que se iniciou em Cuba", comentou o Raul ao referir-se às construções que transformarão o porto na principal porta entrada e saída do comércio exterior da ilha, informou o jornal Granma.

À imprensa, o ex-presidente brasileiro declarou que a obra avança de forma extraordinária. "Sonho que este porto possa contribuir para o desenvolvimento de Cuba, sobretudo na concretização de uma importante zona industrial", expressou.

A ampliação do Mariel, situado a cerca de 45 quilômetros a oeste de Havana é o mais importante investimento que se desenvolve atualmente na ilha, com um montante de cerca de US$ 900 milhões, dos que 640 correspondem a um crédito fornecido pelo Brasil.

Desenvolvimento

Este projeto é o início da Primeira Zona Especial de Desenvolvimento do país e sua extensão abrange cerca de 465 quilômetros quadrados aproximadamente. Inclui um terminal de contêineres que será o centro da futura Zona Especial de Desenvolvimento Mariel e que será conectado com diferentes áreas de desenvolvimento e indústrias na região, tudo isso através de uma infraestrutura viária, ferroviária e de comunicações de altas prestações.

A finalização desta obra permitirá aumentar as exportações, a substituição efetiva de importações, o desenvolvimento de projetos de alta tecnologia e outros, e criará novas fontes de emprego em Cuba.

O porto de Mariel também objetiva aproveitar a potencialidade que vai representar a ampliação do Canal do Panamá no ano de 2015, já que implicará um novo cenário para o comércio marítimo na Bacia do Caribe com o aumento do tráfego de navios de maior calado.

Filha de Chávez

Lula aproveitou a estada em Cuba para se encontrar com a a filha do presidente venezuelano, Hugo Chávez, Rosa Virginia, o chanceler venezuelano Elias Jaua e médicos da equipe que atende Hugo Chávez em Havana. Eles informaram o ex-presidente que Chávez tem se recuperado bem da cirurgia que fez em dezembro do ano passado.