SSA: Comissões da Câmara de Vereadores começam a ser definidas

Prestes a serem retomados os trabalhos na Câmara Municipal, os vereadores se articulam para definir os nomes a serem indicados à presidência das comissões especiais. De acordo com Aladilce Souza, nesta sexta-feira (01/02) tem reunião da bancada de oposição para discutir as indicações. “É um processo de negociação, mas a gente espera que seja respeitada a proporcionalidade e que haja uma participação equilibrada de ambas as bancadas”.

O PCdoB pleiteia a presidência da Comissão de Educação através de Everaldo Augusto, justamente, pelo fato de ele ser professor e ter larga experiência na área. Mestre em Literatura Brasileira, foi docente na Uneb e leciona Francês na rede pública. “Ele tem muito a contribuir para o segmento”, diz Aladilce. “Além de fiscalizar para que as verbas sejam destinadas adequadamente para o setor, o nosso mandato vai ser propositivo”, diz Everaldo Augusto.

Ele destacou ainda que as contas de João Henrique foram rejeitadas exatamente pelo repasse incorreto das verbas, sem atender ao mínimo de 25%. “Salvador foi muito prejudicada por conta desta deficiência”, completa. Enfermeira por formação, Aladilce pretende integrar as comissões de Saúde, Orçamento e Planejamento Urbano como membro, já que ocupa o cargo de Ouvidora na Casa.

Em reunião nesta quarta-feira (30/01) entre o presidente Paulo Câmara e os líderes das bancadas governista e de oposição, Joceval Rodrigues (PPS) e Gilmar Santiago (PT), respectivamente, alguns nomes já surgiram. Cláudio Tinoco (DEM) deve ficar com a tutela da de Orçamento e Finanças. Sílvio Humberto (PSB) também concorre à de Educação. Na corrida pela de Constituição e Justiça, Edvaldo Brito (PTB) e Kiki Bispo (PTN). Gilmar Santiago e Suíca (PT) disputam a presidência da de Planejamento.

As presidências das omissões dependem das articulações dos líderes. Os nomes devem ser apresentados até a próxima segunda-feira (04/02). Pelo regimento, a definição pode ocorrer até a terceira semana após o início do ano parlamentar. O presidente da Casa afirmou que quer inserir o maior número possível de vereadores nas comissões. Cada um pode ficar em até três grupos.

De Salvador,
Maiana Brito