Cabra Marcado para Morrer abre Mostra na Paraíba

Um dos filmes mais importantes do cinema nacional, Cabra marcado para morrer abrirá a 3ª Edição da Mostra Noite de Estreia, em 15 de fevereiro, no Box Cinemas do Manaíra Shopping, em João Pessoa (PB).

Cabra marcado para morrer

A cópia a ser exibida foi restaurada recentemente por Patrícia di Filippi e Eduardo Escorel, e o filme jamais foi visto nas condições perfeitas em que será exibido. A cópia é resultado de um formidável trabalho de restauração, que deixou como novo um filme feito em condições difíceis e cujo percurso acidentado o tornou ainda mais precário.

O filme foi iniciado em 1964 e finalizado em 1984; traz a narrativa semidocumental sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder camponês da Paraíba, assassinado a mando de latifundiários em 1962.

Sua produção foi interrompida em 1964, em razão do golpe militar. Dezessete anos depois, o cineasta Eduardo Coutinho recolheu os depoimentos dos camponeses que trabalharam nas primeiras filmagens. Parte da história das Ligas Camponesas de Galileia e de Sapé e a vida de João Pedro surgem através das palavras de sua viúva, Elizabeth Teixeira, que fala sobre sua trajetória nesses 20 anos e das dificuldades da família perseguida pela ditadura militar

Fonte: CinearteJP / Memorial das Ligas Camponesas