Show em homenagem a Luiz Gonzaga reúne centenas de pessoas

Muita emoção e a reunião de talentos marcaram o show em homenagem ao Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, na noite desta quinta-feira (31/01), no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A atividade foi realizada pela Assembleia Legislativa e Governo do Estado do Ceará, através da iniciativa do deputado estadual Lula Morais (PCdoB-CE).

Para o deputado Lula Morais, este encontro é um registro importante, principalmente para que os jovens conheçam o legado de Luiz Gonzaga. “Não podemos deixar que a obra do Rei do Baião se apague nas próximas gerações, pois ele foi um artista que cantou o Nordeste como ninguém mais”, enfatizou.

Os clássicos de Luiz Gonzaga foram interpretados por artistas cearenses. Logo no início, a Orquestra Sinfônica da UECE presenteou a plateia com versões mais clássica das canções “Vida de Viajante”, “Súplica Cearense”, “Cigarro de Paia”, “Missa do Vaqueiro”, “Pagode Russo”, finalizando com “Asa Branca”.

Depois foi a vez de Nonato Luiz que arrancou aplausos de todos os presentes com o seu violão. Acompanhado pela orquestra, interpretou “Baião”, “Que nem Jiló”, “Assum Preto” e “Paraíba”.

Rodolfo Forte e Adelson Viana também passearam pela obra do “Mestre Lua”, um dos apelidos de Gonzaga. O show Contou ainda com a participação de Waldonis, Manassés, Cirano e Sirino, Cainã Cavalcate, Além de Chambinho do Acordeon, que interpretou o sanfoneiro no filme “Gonzaga, de Pai Para Filho”.

Como produto final deste tributo ao Rei do Baião serão lançados um CD e DVD para a perpetuação da obra do filho de Exu, Pernambuco, que conseguiu com seu talento e simplicidade cantar o sofrimento do povo nordestino e as belezas do sertão. Em 2012, Assembleia também realizou uma sessão solene e produziu um documentário por meio da TV Assembleia. A emissora FM Assembleia manteve programação especial no período em que foi comemorado o centenário de Luiz Gonzaga.

Fonte: Assessoria do Deputado Estadual Lula Morais (PCdoB-CE)